Um dia como hoje, em Aachen, Alemanha, nasceu uma das figuras mais importantes da arquitetura de todos os tempos. Mies Ludwig van der Rohe nasceu em 1886 e já aos seus 14 anos comecou a dar os primeiros passos no ateliê de escultura de pedras de seu pai. Seu gosto precoce por formas e a plástica o levaram a mudar-se para Berlim, onde trabalhou vários anos com o principal arquiteto expressionista da época Peter Behrens, com quem construiu as suas primeiras obras de arquitetura e onde adquire conhecimento sobre a disciplina.
Já em 1912, Mies já possuia seu escritório próprio de arquitetura e dez anos mais tarde já era editor da revista G com personagens destacados do Neoplasticismo como van Doesburg e Lissitzky. A influência plástica é fundamental no trabalho de Mies, evidenciada pelos novos conceitos vanguardistas de abstração ortogonalidade e fluidez no espaço adotadas por Mies.
Foi durante este período que ele construiu obras como a Casa Wolf ou Hermann Lange House. No entanto, seria em 1929, que realiza sua obra mais emblemática, o Pavilhão Nacional Alemão para a Exposição Internacional de Barcelona, mais conhecido como o Pavilhão de Barcelona.
Depois de estar no comando da Bauhaus junto a Gropius, até 1933 período onde cria algumas peças de mobiliário, onde aplica antigas tecnologias artesanais, que viriam a se tornar particularmente populares até os dias de hoje, como a Cadeira Barcelona (e mesa) ou a Cadeira Brno. Poteriormente, emigrou para os Estados Unidos, onde torna-se responsável pela direcao da Faculdade de Arquitetura da Illinois Technology Institute em Chicago, a qual realizou sua reforma que acabou tornando-se uma de suas obras mais importantes.
Em 1945 começa a construção da Casa Farnsworth que termina em 1950. Um ano depois, ingressa na sua etapa de construção de arranha-céus. (As torres Lake Shore Drive em Chicago, os Commonwealth Promenade Apartments em Chicago, o Edifício Seagram em Nova York).
Mies morreu em 1969, deixando um dos legados mais importantes do século XX. Até hoje este arquiteto é uma importante fonte de inspiração e estudo para milhões de arquitetos e estudantes em todo o mundo que veem no seu trabalho o espírito de um inquietante arquiteto com espírito vanguardista, amante da simplicidade e da elegância. “Less is More”.